quinta-feira, 21 de junho de 2012

PAIS DESESPERADOS!

Férias escolares!E agora!

Ouvimos, freqüentemente, de pais assoberbados, que não agüentam ficar de férias com os filhos em casa, que não sabem o que fazer e que esperam ansiosamente pelo início das aulas!
Você já deve ter observado bem o que acontece com crianças que não tem este contato com os pais: ficam sem limites, “sem noção”, como dizem os adolescentes. Sem modos, respeito e educação. Sem ética!
 Faça um teste: vá a qualquer Shopping Center, à tarde, num final de semana, sente em um banco e observe as famílias com crianças pequenas: o que você vê?
Salvo raras exceções que, mesmo tendo uma vida difícil em termos de trabalho e tempo, conseguem equilibrar a equação filho + atenção + educação + amor = criança ética, a grande maioria (são os chamados pais de final de semana), na ânsia de suprir o que não deram aos filhos, oferecem tudo no campo material, menos o essencial: afeto, amor, atenção, educação.
Estes pais são os primeiros a perguntar se a escola fecha nas férias, e se tem um programa de recreação ou colônia para que os filhos possam participar.

As perguntas que fazemos são:


“Como estão sendo criadas estas crianças? Para que mundo? Que leitura estas crianças estão fazendo desta atitude de seus pais? A responsabilidade do período de férias é da escola?”

No fundo, a família está perdida. Não sabe o que fazer, para que lado caminhar. Deposita na escola funções que dizem respeito ao âmbito familiar, mas que não dão conta de abarcar, por inúmeras questões.

Pelo nosso ponto de vista, a criança pequena precisa da referência familiar para crescer com estas estruturas mentais, afetivas, sociais, relacionais, construídas na/pela família, de maneira a tornar-se um adulto mais centrado para o mundo que o espera. O desafio está lançado!


. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

Nenhum comentário:

COMENTÁRIOS RECENTES