quinta-feira, 14 de junho de 2012

ENEM – Exame do Ensino Médio


As inscrições para o Enem 2012 abriram na segunda-feira, dia 28 de maio, e encerram no dia 15 de junho. A taxa será de R$ 35 e poderá ser paga até o dia 20 de junho, mas há possibilidade de isenção.



O ENEM – Exame do Ensino Médio – é um exame muito importante não somente para o aluno que faz o mesmo, mas para a sua escola que também recebe uma nota. Ele passou por reformas significativos de um tempo para cá, e também teve alguns problemas ao longo disso. Para quem pretende adentrar a uma faculdade é muito importante que se tenha uma boa nota no ENEM, pois a partir dela pode conseguir programas como ProUni, SISU, e outros. E para quem não concluiu o Ensino Médio na idade regular pode pedir pela certificação para que tenha em mãos o documento de conclusão.
No ano de 2009 ela teve que ser adiada devido a um vazamento das provas enquanto ainda estava na edição, e por este motivo levou a criação de cores para os cadernos para assim diferenciar a ordem das questões e evitando qualquer tipo de fraude. A partir daí as provas passaram a ter cores para diferenciar. No momento da prova tem todo um tipo de entregar para que assim não aja cola entre os alunos. É um exame confiável, porém que depois do ocorrido muitas faculdades deixaram de ter a nota de corte, o que prejudicou muitos alunos. Isso voltou aos poucos, a passo que foi ganhando confiança novamente, e hoje grandes universidades como UNESP e USP aceitam essa nota como ajuda no final da nota do vestibular.
É importante também para que teste os seus conhecimentos, principalmente quem vai testar um vestibular, pois assim terá a base das perguntas, como são feitas e possivelmente ter uma melhor nota. O Programa Universidade para Todos (PROUNI) utiliza apenas a nota do ENEM para dar as bolsas de estudos em escolas privadas, deixando claro a sua importância.
São nestes e outros aspectos como sendo a nota de corte que o ENEM vem tendo uma grande repercussão. É preciso muito estudo para conseguir uma boa nota no mesmo, e através de simulados que encontra pela internet (www.estudantes.com.br/simulado/sim_9_14.asp) e também pelos cursinhos que são oferecidos na sua cidade, que ai é preciso que você procure por qual fazer, tendo em mente que isso é para testar conhecimentos.

http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/

Nenhum comentário:

COMENTÁRIOS RECENTES