quinta-feira, 31 de maio de 2012

TRANSFERIDOR



Ângulos

Um ângulo é mais do que duas semi-retas de mesma origem

Ângulos: importância e contextos de uso

Dentre os vários conceitos geométricos, o conceito de ângulo é um dos mais importantes e complexos. Sua importância, inconteste, se dá pelo alto grau de conexões internas e externas. Você é capaz de imaginar um currículo de Matemática sem o ensino de ângulos ?

Nem pensar. Poucos conceitos têm tantas conexões internas ou externas como têm os ângulos. Considerando apenas suas conexões internas, ou seja, aquelas que relacionam tópicos de um currículo da Matemática, ângulo se constitui num conceito chave para o estudo de figuras semelhantes, casos de congruência de triângulos, construção de polígonos regulares, relações métricas num triângulo, trigonometria, geometria analítica, números complexos, geometria espacial e outros tópicos.

Mesmo em temas de natureza aritmética ou algébrica, como proporcionalida-de e funções, os ângulos intervêm. A inclinação de uma reta dá informações sobre a posição relativa de duas retas, que pode ser decidida pela comparação de seus respectivos coeficientes angulares; a velocidade ou aceleração de um objeto em movimento também pode ser determinada através da inclinação de uma reta, ou de seu coeficiente angular. Usamos ângulos para a construção de representações relacionadas à estatística, à porcentagem e às probabilidades, como mostra a figura ao lado.

Quanto às conexões externas, os ângulos são alicerces fundamentais de áreas como Astronomia, Geografia, Cartografia, Náutica, Física, Biologia, Química e de outras menos esperadas como Ergonomia, Arqueologia, Arquitetura ou Artes.

Centenas de atividades profissionais utilizam ângulos para resolver problemas, como no caso do marceneiro, do pedreiro e até daquele mecânico que faz o alinhamento das rodas dos carro.

Sistemas de alta tecnologia utilizam idéias angulares, dos controles remotos de aparatos eletrônicos caseiros aos radares em aeroportos.

Vamos aprender a utilizar o tranferidor

Atividades -Classifiar ângulos

A importância do ângulo

Um comentário:

Unknown disse...

Professor Paulo, boa tarde.
Este texto aqui descrito sobre o conceito de ângulos é de sua autoria.
Pergunto porque gostaria de utilizar e identificar o autor.
agradeço,
Eliana

COMENTÁRIOS RECENTES