Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o
pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
Nós, como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a
motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização,
concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo,
desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.
O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo
de fazer com que os adolescentes gostem de aprender essa disciplina, mudando a
rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido. A aprendizagem
através de jogos, como dominó, palavras cruzadas, memória e outros permite que o
aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Para isso,
eles devem ser utilizados ocasionalmente para sanar as lacunas que se produzem
na atividade escolar diária. Neste sentido verificamos que há três aspectos que
por si só justificam a incorporação do jogo nas aulas. São estes: o caráter
lúdico, o desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação de relações
sociais.
outras
pessoas.
'' Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é
a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos
que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da
situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande,
notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam
também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de
aprendizagem.''
(Borin,1996,9)
Nenhum comentário:
Postar um comentário