CÓDIGOS DE CONVIVÊNCIA
--------------------------------------------------------------------------------
A interação com o mundo é governada por códigos implícitos e explícitos, ensinados em casa e na escola
--------------------------------------------------------------------------------
AS FÉRIAS escolares vão chegando ao fim. Fevereiro vem com as inevitáveis e repetitivas questões dos alunos: com que professora vou cair? Em que classe vou parar? Vou ficar com os colegas de que gosto?
O importante de todas essas dúvidas é que elas acenam para o fato de a criança conhecer a escola que a espera. (A não ser que ela esteja mudando de escola.) A volta à escola não é apenas um retorno a uma certa rotina. É também ganhar de volta a vida entre os pares: alunos, mestres e diretores.
Escola é um espaço restrito dentro de um grande espaço público que é a sociedade.
Não é só a família e sua estrutura hierárquica que comandam fazeres e poderes.
Junto com a escola, aparece o poder do Estado, que parece mandar em todos e a quem todos obedecem. Eis aí um primeiro contato com a força virtual que tem representantes ao nosso lado, mas não tem forma.
É na escola que se formalizam as ligações com a nação, com a língua, onde se aprende a distinguir entre todas as coisas que libertam, garantem e limitam.
Por exemplo: a criança pode dizer "você", "senhora" , "tia" -mas quando deve usar tal e tal chamamento? São milhares de pequenos detalhes, códigos implícitos ou explícitos que governam a interação com o mundo.
O uso da percepção é vital para acertar o bem viver no mundo. O código da escola é diferente do código de casa/ família que é diferente dos códigos que governam outros locais públicos.
Fevereiro é o tempo de voltar das férias, dos resorts, dos acampamentos, de todos os espaços públicos aos quais o aluno não tem acesso no tempo de aula.
A casa onde se vive com a família é diferente de lugares públicos. Nela não se troca usando dinheiro como intermediário. Mesmo na cantina da escola, ou no pipoqueiro, o dinheiro ou o fiado é sempre presente.
Na escola, a existência é autônoma, mas com origem familiar. Na escola, o aluno é nome, sobrenome, endereço.
É um " eu" público -marca registrada que vai permitir uma cidadania, fazer parte de um todo, sem que, por isso, ele se sinta aniquilado.
É possível aguentar o silêncio e escolher a opinião pública à qual se quer aderir. Sobressair-se do impessoal, processo cujo primeiro passo é dado na escola, muitas vezes é insensato, porém necessário. É cauteloso perceber sempre (voltamos à importância da percepção) os códigos de conduta de cada grupo, universo social, especialmente aqueles que não são explicitados.
Cabe à escola e à família, nos primeiros anos de vida, ensinar mais do que códigos: ensinar a perceber códigos.
Para a criança que ainda não formou o seu "eu", é difícil perceber qual o comportamento adequado num lugar público que não conhece.
Para a criança, o anonimato é doloroso. Por isso é tão importante para ela escutar sua própria voz. Daí a algazarra comum das crianças nos lugares públicos.
--------------------------------------------------------------------------------
ANNA VERONICA MAUTNER, psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, é autora de "Cotidiano nas Entrelinhas" (ed. Ágora)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
COMENTÁRIOS RECENTES
Marcadores
- 20011 (1)
- Alma Gêmea (1)
- Amanda (1)
- aniversário surpresa (1)
- Atribuição (1)
- Avaliação (1)
- bimestre (1)
- BINÁRIO (1)
- BOLETIM (1)
- Comemoração (1)
- confraternização (1)
- Confraternização nota 10 (1)
- conjunto Z (1)
- Conselho 3º Bim (2)
- Desafio 5 (1)
- Desafio 1 (1)
- Desafio 2 (1)
- Desafio 3 (1)
- Desafio 4 (1)
- Desafio 6 (1)
- Desafio 8 (1)
- desafio7 (1)
- Destaque (1)
- DIA DA MULHER (2)
- Dia do Professor (1)
- dicas (1)
- Dicas para estudar Matemática (2)
- Equação do 2º grau Completa (1)
- ESCOLA (7)
- estudar muito (1)
- Exercícios / Áreas (1)
- Família (1)
- férias (3)
- Festa de despedida (1)
- Gripe H1N1 (2)
- Horário de verão (1)
- Indisciplina nas escolas (1)
- integração (1)
- JACAREÍ (2)
- Jornal (8)
- LEITURA (1)
- Leitura e Música (1)
- Marco (1)
- Mat (1)
- MATEMÁTICA (3)
- Matemáticos (2)
- matéria (2)
- mensagem (5)
- missa (1)
- NATAL (2)
- Notas do 3º Bim. (1)
- OBEMEP 2009 (1)
- OBMEP (1)
- Olimpíada de Astronomia (1)
- Olimpíada de Matemática (1)
- pensamento (1)
- Perfil (1)
- Poesia (1)
- Prevenção (1)
- Prof Paulo (1)
- Professoras do Barão (1)
- Projeto Horta (1)
- Publicado (22)
- recado (1)
- RECEITA (1)
- reflexão (1)
- Reunião 2010 (1)
- reunião2011 (1)
- Rosely Saião (1)
- Rosely Sayão (1)
- Rubens (1)
- saresp (1)
- Semelhança de triângulos (1)
- Serra (1)
- Silvana (1)
- Solidariedade (1)
- Tales no Egito (1)
- TIC (1)
- tirinha (1)
- Tunel do Tempo (1)
- TURMA (1)
- vice (1)
- VOLUNTÁTIO (1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário