segunda-feira, 25 de junho de 2012

FÉRIAS!!!


APROVEITEM AS FÉRIAS!!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

PAIS DESESPERADOS!

Férias escolares!E agora!

Ouvimos, freqüentemente, de pais assoberbados, que não agüentam ficar de férias com os filhos em casa, que não sabem o que fazer e que esperam ansiosamente pelo início das aulas!
Você já deve ter observado bem o que acontece com crianças que não tem este contato com os pais: ficam sem limites, “sem noção”, como dizem os adolescentes. Sem modos, respeito e educação. Sem ética!
 Faça um teste: vá a qualquer Shopping Center, à tarde, num final de semana, sente em um banco e observe as famílias com crianças pequenas: o que você vê?
Salvo raras exceções que, mesmo tendo uma vida difícil em termos de trabalho e tempo, conseguem equilibrar a equação filho + atenção + educação + amor = criança ética, a grande maioria (são os chamados pais de final de semana), na ânsia de suprir o que não deram aos filhos, oferecem tudo no campo material, menos o essencial: afeto, amor, atenção, educação.
Estes pais são os primeiros a perguntar se a escola fecha nas férias, e se tem um programa de recreação ou colônia para que os filhos possam participar.

As perguntas que fazemos são:


“Como estão sendo criadas estas crianças? Para que mundo? Que leitura estas crianças estão fazendo desta atitude de seus pais? A responsabilidade do período de férias é da escola?”

No fundo, a família está perdida. Não sabe o que fazer, para que lado caminhar. Deposita na escola funções que dizem respeito ao âmbito familiar, mas que não dão conta de abarcar, por inúmeras questões.

Pelo nosso ponto de vista, a criança pequena precisa da referência familiar para crescer com estas estruturas mentais, afetivas, sociais, relacionais, construídas na/pela família, de maneira a tornar-se um adulto mais centrado para o mundo que o espera. O desafio está lançado!


. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ESTÃO TODOS CONVIDADOS!!




Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades, ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.


De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).


Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.


Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

 
VAMOS PRESTIGIAR A FESTA DO ARRAIÁ DO DIRCEU!!



sábado, 16 de junho de 2012

Enem recebe 6,4 milhões milhões de inscrições

iG São Paulo |

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 se encerraram às 23h59. Segundo balanço divulgado agora há pouco pelo Ministério de Educação (MEC), 6.497.466 milhões de pessoas se cadastraram para prestar a prova, que será realizada nos dias 3 e 4 de novembro. O número de inscritos superou o da edição anterior, que recebeu mais de 6,2 milhões cadastros pela internet, dos quais 5,4 milhões foram confirmados e menos de 4 milhões fizeram as provas.

Para que a inscrição seja confirmada, é preciso pagar a taxa de R$ 35 até a próxima quarta-feira, 20. Estudantes do 3º do ensino médio de escolas públicas e candidatos de baixa renda estão isentos da cobrança.
São Paulo teve 1.068.517 de inscritos, Minas Gerais 723.644, Rio de Janeiro 474.046, Bahia 458.101, Ceará 369.064, Rio Grande do Sul 394.641, Paraná 319.645, Pernambuco 311.335, Pará 288.128, Maranhão 224.585, Rio Grande do Norte 144.063, Piauí 140.837, Goiás 186.273, Mato Grosso 156,475, Paraíba 153.751, Amazonas 155.357, Mato Grosso do Sul 147.838, Santa Catarina 115.829, Distrito Federal 106.598, Espírito Santo 139.968, Alagoas 101.698, Sergipe 89.019, Rondônia 80.730, Acre 52.416, Tocantins 45.518, Amapá 29.775, Roraima 17.603.
As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília). No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as de matemática; linguagens e a redação.


quinta-feira, 14 de junho de 2012

ENEM – Exame do Ensino Médio


As inscrições para o Enem 2012 abriram na segunda-feira, dia 28 de maio, e encerram no dia 15 de junho. A taxa será de R$ 35 e poderá ser paga até o dia 20 de junho, mas há possibilidade de isenção.



O ENEM – Exame do Ensino Médio – é um exame muito importante não somente para o aluno que faz o mesmo, mas para a sua escola que também recebe uma nota. Ele passou por reformas significativos de um tempo para cá, e também teve alguns problemas ao longo disso. Para quem pretende adentrar a uma faculdade é muito importante que se tenha uma boa nota no ENEM, pois a partir dela pode conseguir programas como ProUni, SISU, e outros. E para quem não concluiu o Ensino Médio na idade regular pode pedir pela certificação para que tenha em mãos o documento de conclusão.
No ano de 2009 ela teve que ser adiada devido a um vazamento das provas enquanto ainda estava na edição, e por este motivo levou a criação de cores para os cadernos para assim diferenciar a ordem das questões e evitando qualquer tipo de fraude. A partir daí as provas passaram a ter cores para diferenciar. No momento da prova tem todo um tipo de entregar para que assim não aja cola entre os alunos. É um exame confiável, porém que depois do ocorrido muitas faculdades deixaram de ter a nota de corte, o que prejudicou muitos alunos. Isso voltou aos poucos, a passo que foi ganhando confiança novamente, e hoje grandes universidades como UNESP e USP aceitam essa nota como ajuda no final da nota do vestibular.
É importante também para que teste os seus conhecimentos, principalmente quem vai testar um vestibular, pois assim terá a base das perguntas, como são feitas e possivelmente ter uma melhor nota. O Programa Universidade para Todos (PROUNI) utiliza apenas a nota do ENEM para dar as bolsas de estudos em escolas privadas, deixando claro a sua importância.
São nestes e outros aspectos como sendo a nota de corte que o ENEM vem tendo uma grande repercussão. É preciso muito estudo para conseguir uma boa nota no mesmo, e através de simulados que encontra pela internet (www.estudantes.com.br/simulado/sim_9_14.asp) e também pelos cursinhos que são oferecidos na sua cidade, que ai é preciso que você procure por qual fazer, tendo em mente que isso é para testar conhecimentos.

http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/

TRAVESSIA DAS CABRAS

Jogo de raciocínio lógico, e estratégico. É Ideal para crianças maiores de 7 anos. O propósito final é simples. Um Pastor possui dois grupos de Cabras que precisa conduzir à margem oposta de um rio.

Serve para trabalhar Capacidade de Solucionar Problemas, Atenção, Senso de lógica, Senso direcional, Planejamento, Cálculo, Organização, etc.

Embora pareça coisa simples, exige muita atenção, concentração e criatividade.

Objetivo: Conduzir dois grupos de Cabras à margem oposta de um rio.




             JOGAR

COMENTÁRIOS RECENTES