segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dia Estadual da Matemática - Estado de São Paulo


Foi publicada a lei que institui o Dia Estadual da Matemática que ocorrerá em 26 de março de cada ano.

LEI Nº 14.401, DE 12 DE ABRIL DE 2011


DOE-SP de 13/04/2011 (nº 69, Seção I, pág. 1)


Institui o "Dia Estadual da Matemática".


(Projeto de Lei nº 263/10, do Deputado Bruno Covas - PSDB)


O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:


Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica instituído o "Dia Estadual da Matemática", a ser comemorado, anualmente, em 26 de março.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Palácio dos Bandeirantes, 12 de abril de 2011

GERALDO ALCKMIN

HERMAN JACOBUS CORNELIS VOORWALD - Secretário da Educação

SIDNEY ESTANISLAU BERALDO - Secretário-Chefe da Casa Civil


Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 12 de abril de 2011.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

STF julga constitucionais as cotas raciais em universidades


Por unanimidade, ministros votaram a favor da reserva de vagas para negros no ensino superior


O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou, por unanimidade, improcedente a ação que questionava o sistema de cotas raciais em instituições públicas de ensino superior. Dez ministros votaram pela constitucionalidade das cotas raciais: Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Cezar Peluso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e o presidente Ayres Britto. O ministro Dias Toffoli não participa do julgamento porque deu parecer a favor das cotas quando era advogado-geral da União.

Platéia que assistiu o julgamento do STF sobre cotas para negros



Foram dois dias de julgamento. Na quarta-feira, apenas Ricardo Lewandowski, relator da ação, concluiu que a política de cotas da Universidade de Brasília (UnB) é constitucional e julgou “totalmente improcedente” a ação do partido Democratas (DEM) que a questiona. Após o voto, o presidente do STF, ministro Ayres Britto, encerrou a sessão que foi retomada nesta tarde, às 14h30.
Lewandowski afirmou que o Estado pode lançar mão de ações afirmativas que atingem grupos sociais determinados, de modo a permitir-lhes a superação de desigualdades históricas. O relator apontou que os critérios objetivos, “pretensamente isonômicos”, do vestibular quando empregados de forma linear em sociedades marcadamente desiguais como a brasileira, acabam por consolidar ou até mesmo acirrar as desigualdades existentes. Lewandowski também destacou que as ações afirmativas são temporárias.


Leia mais...

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Matéria publicada na Folha de São Paulo, 17 de abril de 2012.
Filho pra quê?
Rosely Sayão


Até delivery para atender desejos de grávida chega à porta de quem quer ter filho sem ter trabalho


ÀS VEZES, dá para lamentar as coisas bizarras que acontecem no mundo contemporâneo e o modo como as pessoas embarcam nelas quase que mecanicamente, sem nenhuma avaliação crítica. Mas, de vez em quando, o lamento só vem após boas gargalhadas. Que, aliás, fazem um bem danado em meio a tanta correria e insanidades.


Será que você já descobriu, caro leitor, a existência de um tipo de serviço especialíssimo para casais grávidos? Eu conheci esse serviço por indicação de pessoas que ficaram abismadas com a existência dele. E, claro, se há oferta é porque há mercado, não é verdade?


Então vamos começar a história bem pelo início. Uma pessoa antenada com o mundo contemporâneo consome um sonho realizável: o de fazer uma família e de ter filhos.


Há coisa mais sedutora do que a ideia de uma família feliz? Não há, tanto que os adesivos "felizes" se proliferam nas traseiras dos carros, como já comentei aqui. Mas não é com imagens ideais que se constrói uma família e que se cria filhos, não é verdade?


A realidade é bem diferente: desde a fase do encontro amoroso, passando pelo casamento e pela gravidez, tudo dá um trabalho danado. E o que dizer, então, da lida com as crianças depois que elas nascem?


Relacionar-se amorosamente está difícil, casar está caro porque todo mundo quer um casamento pomposo, o período da gravidez não é apenas essa maravilha que pintam, tem seus percalços...


Superados todos esses obstáculos para a realização do sonho, chegamos finalmente ao ponto da gravidez. A mulher -ou o casal- precisa pensar em tanta coisa... São médicos e consultas, exames laboratoriais, alimentação balanceada, exercícios físicos adequados etc. E tudo isso é só para buscar a saúde física da gestante e do bebê.


Há muito mais a ser providenciado: vestuário para a mulher e para o bebê, maternidade, acessórios necessários, adequação da casa para a chegada de uma criança etc. etc. etc. Ah! Há também o registro das imagens de todo o desenvolvimento da gravidez, do nascimento, da chegada do bebê em casa. E os eventos que costumam acontecer precisam ser planejados, afinal.


Agora os casais que podem -e isso significa ter posses para tanto- não precisam de mais nada: apenas da contratação desse serviço de planejamento e acompanhamento da gravidez e do nascimento do filho. Pronto: um telefonema e tudo se resolve como num passe de mágica.


Até mesmo, caro leitor, aquele desejo de uma fruta no meio da madrugada que a mulher manifesta caprichosa e desesperadamente se resolve só com um telefonema.


Isso significa que todos podem dormir tranquilos porque o sonho de ter um filho não mais dará trabalho algum. Não exigirá mais, para os casais que contratarem tal serviço, compromisso, disponibilidade, tomada de decisões, tempo, dedicação. Só exigirá mesmo dinheiro.


Sair de madrugada para comprar um medicamento ou procurar uma fruta? Esqueça. O serviço funciona 24 horas. O gesto amoroso de o marido sair em busca de algo para acalmar sua mulher grávida será substituído por um simples telefonema.


Ainda não consegui sair da fase das gargalhadas ao imaginar a cena do delivery de desejos de grávidas... Mas sei que vai durar pouco, por isso vou aproveitar e sugerir, caro leitor, que você faça a mesma coisa: ria.


É que será inevitável logo mais chegarmos ao ponto de ter de encarar a pergunta: "Por que mesmo as pessoas querem ter filhos?".


ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" (Publifolha)

quinta-feira, 5 de abril de 2012

quarta-feira, 4 de abril de 2012

terça-feira, 3 de abril de 2012

Pais e estudantes acusam escola mais bem avaliada de SP de fraude

Marina Morena Costa, iG São Paulo

Alunos da escola estadual com índice 9,3 - em escala de 0 a 10 - relatam que tiveram ajuda de professoras na prova

 A nota da escola estadual Reverendo Augusto da Silva Dourado no Idesp, índice de qualidade da rede de ensino paulista, impressiona: 9,3 em uma escala de 0 a 10. O desempenho da unidade localizada em um pequeno distrito de Sorocaba ultrapassa o dobro da média das turmas do 5º ano do ensino fundamental de São Paulo, 4,24. Uma simples visita à vizinhança, no entanto, foi suficiente para o iG descobrir algo errado nessa conta. Quatro dos vinte e sete estudantes que fizeram o Saresp, prova de português e matemática que compõem o Idesp, relataram que tiveram ajuda dos professores durante a avaliação - docentes que têm o bônus condicionado ao Idesp da escola
Escola Reverendo Augusto da Silva Dourado com a maior nota no Idesp no Estado de São Paulo: 9,3



“Quando a resposta estava errada, a professora mostrava o erro. Às vezes ela dava a resposta, ou falava para a gente reler o texto com mais atenção”, relata H.L.S.S., de 10 anos, que se formou na escola no ano passado e fez parte da turma bem avaliada no Saresp. De acordo com o boletim da escola, todos os estudantes tiraram a nota máxima em matemática e 81% tiveram desempenho avançado em português.

COMENTÁRIOS RECENTES