domingo, 3 de julho de 2011

TROCANDO IDÉIAS SOBRE O USO DA SALA DE INFORMÁTICA

Pré-condições mínimas para o uso da Sala de Informática


"A sala de informática estava perfeita e todas as máquinas funcionando normalmente, mas ninguém podia entrar nela sem a autorização dos monitores!"


Não faz sentido falar em uso da Sala de Informática se a escola não dispuser de, pelo menos, alguns requisitos básicos que permitam esse uso:

Passadas duas décadas desde o início do processo de inserção das novas tecnologias nas escolas, já não faz mais nenhum sentido discutir se vale ou não a pena usar os computadores, a internet e as TICs de forma geral.  O mundo, independentemente da falta de vontade de alguns   políticos, definiu que não poderá continuar existindo sem essas novas tecnologias. É simplesmente impossível conceber um mundo e uma escola sem essas tecnologias, a menos que se faça a opção por uma vida eremita.


Profª Giselda /Coordenadora Profª Elza /Profº Paulo


Nesse contexto, o uso da Sala de Informática deixa de ser uma possibilidade a mais e passa a ser uma necessidade que se impõe tão fortemente quanto a necessidade da lousa e do giz, que ainda existirão por um bom tempo. Mas como promover esse uso?

                                                                                                                       

          
Uma boa Sala de Informática deveria ter em torno de 40 computadores conectados à internet por banda larga de pelo menos 4 Mb, possuir periféricos (como impressoras, scanners, fones de ouvido e webcan) e um datashow ou uma lousa digital. Porém, não é necessário que se tenha uma Sala de Informática como essa para que se possa fazer um algum uso pedagógico dela, pois mesmo com as  condições mínimas é possível  usar a Sala de Informática em diversas situações.
                                                                                                                                                    
Um único professor, que seja, que proponha ou execute atividades para as quais o computador seja uma ferramenta, já possibilita o uso da Sala de Informática de forma pedagógica. sem ou com a presença de monitores .

COMENTÁRIOS RECENTES